segurogarantia@barolicorretora.com.br
11 3056-7291
11 97683-9439
Blog Garantias

Voltar
14 de fevereiro de 2020
Tudo o que você precisa saber sobre Seguro Garantia para Licitações

Participar de processos licitatórios promovidos por prefeituras e governos estaduais e federais tem sido o caminho adotado por diversas empresas brasileiras para seguirem vivas e competitivas no mercado.

Seja fornecendo algum tipo de serviço, produto, ou mesmo sendo responsável pela execução de uma grande obra, a iniciativa privada estabelece cada vez mais suas relações com o Poder Público, especialmente no momento em que o mercado segue em crise e os investimentos escassos.

Enquanto as administrações de cidades e estados precisam garantir a transparência dos recursos gastos em compras públicas e, para isso, recorrem às licitações para contratar empresas que ofereçam o serviço solicitado pelo menor preço, as empresas concorrentes devem assegurar a entrega da obra, do serviço ou do produto que está sendo requisitado, independente de qualquer tipo de problema que possa vir a ocorrer, sejam de ordem financeira ou não e, para isto devem apresentar garantias.

Essas garantias, tão importantes para o contratante, como para o contratado, podem ser conquistadas por meio do Seguro Garantia para Licitações.

Como funciona o Seguro para Licitações

A Lei 8.666/93, que trata das normas para licitações e contratos firmados pelas administrações públicas e que em breve deve ter uma nova redação discutida no Congresso, prevê uma lista de garantias/fianças no processo de desenvolvimento das concorrências públicas, para participação da licitação em muitos casos e inclusive na assinatura do contrato.

Com a possibilidade de aprovação de uma nova legislação que normatize esses certames, o valor das garantias exigidas aumentarão, trazendo maior responsabilidade aos garantidores, especialmente em se tratando de grandes obras, uma vez que “garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado” conforme explica o texto do projeto de lei 6814/2017, que segue em análise. Isso porque, caso o compromisso não seja honrado pela empresa, a seguradora assume a posição de garantidora para os efeitos do disposto no edital.

Quando contratar a Garantia

Para participar de um processo licitatório, a empresa poderá necessitar contratar a garantia em dois momentos.

Muitas vezes na primeira etapa do processo quando a empresa organizará sua documentação para concorrer e neste caso a garantia se refere a manutenção da proposta, sendo o seu papel neste momento garantir que a empresa honrará com o preço ofertado e não deixe de assinar o contrato.

A segunda etapa do processo é tratada quando a empresa é a vencedora do certame, quando deverá apresentar uma garantia/fiança que garantirá ao órgão a tranquilidade de que o contrato será executado na sua totalidade, afastando assim qualquer possibilidade de não entrega daquilo que tenha sido contratado pelo órgão.


Os benefícios de contratar o Seguro para Licitações

O Seguro Garantia para Licitações é a forma mais rápida e econômica de assegurar o cumprimento do contrato com o Poder Público. Isso porque o custo deste seguro é o menor se comparado com outras garantias descritas na Lei, além de ser o mais utilizado no mercado.

Outro benefício do seguro é que a empresa não fica com o dinheiro preso ao contrato e não compromete suas linhas de crédito bancários. Sendo assim, a empresa ficará com maior disponibilidade financeira para investir ou utilizar recursos no que mais precisar para se tornar ainda mais competitiva no mercado.

Com o Seguro Garantia para Licitações, a empresa também garante sua boa reputação no mercado das concorrências públicas, sendo lembrada como uma empresa responsável e de confiança.

Veja as principais vantagens em se contratar o Seguro Garantia para Licitações
 

  • Custo inferior se comparado com as demais opções de garantia, entre elas fiança bancária ou depósito em dinheiro;
  • Opção mais segura que uma empresa pode apresentar como garantia no momento de se apresentar como concorrente em uma concorrência pública;
  • Melhor maneira de caucionar contratos firmados com o Poder Público, que se sentirá seguro em firmar uma parceria sabendo que o serviço ou obra será entregue;
  • Custo do seguro não compromete o fluxo de caixa da empresa, com isso o capital de giro fica disponível para novos investimentos;
  • Não compromete também a capacidade de pagamento de outros compromissos já assumidos;
  • Não exige contra garantia financeira.

Como e onde contratar

A Baroli Corretora de Seguros oferece toda a assessoria e estrutura necessária para que a empresa participante de uma concorrência pública faça seu Seguro Garantia para Licitações.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, possuímos qualificação e conhecimento para entender as necessidades de cada cliente e encontrar a melhor solução.

Entre em contato conosco, conheça os serviços e benefícios do seguro para licitações e garanta a segurança e o sucesso de seus negócios!



FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NÓS AJUDAMOS!
Preencha o formulário que entraremos em contato com você em breve.


Endereço Matriz São Paulo

Rua Conselheiro Saraiva, 207 - Cj. 1601 e 1602 - Edifício K1
Santana - São Paulo/SP - CEP:02037-020

segurogarantia@barolicorretora.com.br
Desenvolvido por A9 Comunicação
Tomie - Sua Assistente Virtual
Utilizamos cookies para analisar sua interação com nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Política de Privacidade. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Política.
Saiba mais